Na noite de quarta-feira (21), a Prefeitura de Pindamonhangaba, por meio do setor de posturas da administração, realizou uma ação de fiscalização em parceria com a Guarda Civil Metropolitana (GCM) e a Policia Militar, como parte da Operação Tolerância Zero. A operação teve início por volta das 18h50 e teve como foco a inspeção de bares e adegas que funcionam de forma irregular em diferentes regiões da cidade.
A ação contou com a participação de três frentes: setor de posturas da administração municipal (responsável por verificar o cumprimento das normas estabelecidas para funcionamento dos estabelecimentos); GCM, com apoio das viaturas VTR 11 (GCM Calado e GCM Felipe) e VTR 05 (GCM Martins e GCM Denílson); e Polícia Militar, com a VTR AD 05255, sob comando do sargento Castilho.
Foram fiscalizados três comércios, Adega Revoada, localizada na Av. Ponciano Pereira, 403 – bairro Eloyna; Adega Rancho Beer, na Av. Princesa Isabel, 446 – Cidade Nova; e Carlinhos Bar, na Av. Shiduca Yassuda, 473 – Jardim Morumbi.
Durante a operação, os estabelecimentos foram devidamente instruídos pelas equipes. Quando necessário, foram aplicadas notificações conforme a legislação vigente.
A operação Tolerância Zero é uma iniciativa da Secretaria de Segurança Pública e tem como objetivo coibir a perturbação do sossego público, principalmente causada por som alto e escapamentos adulterados, além de combater práticas ilegais como a venda de bebidas alcoólicas a menores, jogos de azar e uso de entorpecentes.
A Secretaia de Segurança Pública reforça que ações como essa seguem sendo realizadas regularmente para garantir o bem-estar da população e o cumprimento das normas municipais.
Guarda Civil atende ocorrência de descumprimento de medida protetiva em Pindamonhangaba
A Guarda Civil Metropolitana (GCM) de Pindamonhangaba atendeu, na noite de quinta-feira (15), uma ocorrência de descumprimento de medida protetiva no bairro Cidade Nova. A ação aconteceu por volta das 23h15, após solicitação do Centro de Controle Operacional (CCO), e envolveu uma assistida do Programa Maria da Penha.
As equipes das viaturas VTR 08 (GCM Jonathas e GCM Sérgio) e VTR 02 (GCM Heron e GCM João Paulo) se deslocaram até o endereço informado, onde fizeram contato com a vítima, senhora W.A.N., que relatou a presença do autor, M.H.G., dentro de sua residência.
O homem não apresentou resistência ao ser abordado e foi conduzido, junto à vítima, ao 1° Distrito Policial da cidade para os procedimentos legais. A ocorrência foi finalizada por volta das 2h da madrugada.
A GCM reforça seu compromisso com a proteção às mulheres e a atuação firme no apoio ao Programa Maria da Penha, iniciativa que visa garantir segurança às vítimas de violência doméstica e prevenir novas violações.