O combustível que vazou de caminhão-tanque que tombou na rodovia Carvalho Pinto atingiu um afluente do Rio Paraíba, de acordo com a Cetesb (Companhia Ambiental do Estado de São Paulo). O acidente aconteceu na quinta-feira (22) no trecho de Jacareí.
Em nota, a Cetesb confirmou que 22 mil litros do combustível vazado (etanol) atingiu o canteiro central da via e depois o sistema de drenagem de águas pluviais da rodovia, o qual deságua em uma área de charco. Na sequência, o produto atingiu um córrego secundário, sem denominação, afluente do Rio Paraíba do Sul.
Nesta sexta-feira (23), técnicos da Cetesb do setor de atendimento a emergências e da Agência Ambiental de São José dos Campos fazem um monitoramento dos corpos d'água atingidos pelo etanol, pelo óleo do cárter e do tanque de combustível vazados no canteiro central.
Durante a madrugada, a companhia orientou a operação de transbordo da carga remanescente nos dois tanques, e o destombamento do caminhão. Houve, também, a operação de limpeza da pista, e o recolhimento dos resíduos gerados no canteiro central da via.
O acidente aconteceu na tarde de quinta-feira (22), após a carreta tombar e a carga vazar. A pista precisou ficar interditada por cerca de duas horas. O motorista teve ferimentos leves.