As Defesas Civis de Campos do Jordão e Santo Antônio do Pinhal, além de a brigada de incêndio do Toriba combateram um incêndio florestal de grandes proporções na região do Alto Lajeado, em Campos do Jordão. O fogo, que começou na tarde de quarta-feira (10), atingiu uma área estimada em 10 mil m² ao longo da Estrada Municipal Aurora Nogueira Barros Vasconcelos, conhecida como estrada do Toriba.
Cerca de 30 homens participam da operação, com o apoio de um autobomba e Salvamento do Corpo de Bombeiros, quatro caminhões-pipa e nove viaturas. As chamas avançam em meio à vegetação seca, dificultando o trabalho das equipes.
Clima seco facilita queimadas
Desde o início da semana, a Serra da Mantiqueira enfrenta condições de clima extremamente seco. A Defesa Civil Estadual emitiu três alertas consecutivos de baixa umidade do ar em nível severo. Em Campos do Jordão, o índice chegou a 12%, considerado crítico pela Organização Mundial da Saúde (OMS), que recomenda no mínimo 60%.
Além dos riscos à saúde, o tempo seco favorece a propagação de incêndios. As autoridades reforçam o alerta para que a população evite práticas como queimar lixo, atear fogo para limpeza de terrenos ou descartar bitucas de cigarro às margens das estradas.