noticias588 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Vale !

Saude Mental

A Comunicação Corporativa e a Saúde Mental

Publicada em 28/04/25 às 14:23h

Camila Soares


Compartilhe
Compartilhar a noticia A Comunicação Corporativa e a Saúde Mental  Compartilhar a noticia A Comunicação Corporativa e a Saúde Mental  Compartilhar a noticia A Comunicação Corporativa e a Saúde Mental

Link da Notícia:

A Comunicação Corporativa e a Saúde Mental
 (Foto: Internet)
A boa comunicação é essencial para cultivarmos relacionamentos produtivos e saudáveis em nosso ambiente de trabalho. Também promove pontes para estabelecermos uma rede de apoio.

Uma pesquisa realizada pela revista britânica The Economist, chamada ‘Barreiras de Comunicação no Ambiente de Trabalho Moderno’, constatou, ao entrevistar os participantes, que a falta de um diálogo eficiente pode causar problemas. Erros na conclusão de projetos, diminuição da produtividade e aumento de estresse foram alguns temas citados.

Quando não estamos conscientes dessa importância, existe o risco das reações negativas daqueles com quem interagimos. No entanto, algumas dicas simples podem ajudar. 

Ao se comunicar, vale sempre refletir. Um olhar atento e a busca pela clareza nas intenções podem melhorar as nossas interações.

1. Olhar nos olhos
O olhar fixo no outro prende a nossa atenção, demonstra seriedade e interesse no diálogo. Quando você não olha nos olhos, pode parecer pouco comprometido.

2. Sorrir
Estudos indicam que sorrir libera serotonina e endorfina, substâncias que trazem a sensação de bem-estar, diminuindo o risco de doenças psicossomáticas, como a depressão e ansiedade. No trabalho, torna-se um indicador de um ambiente saudável e positivo. Um gestor que sorri permite que os funcionários se sintam apoiados e valorizados.

3. Tom de voz
O tom de voz pode transmitir emoções, como nervosismo, tristeza ou raiva. Lembre-se que um tom respeitoso e encorajador pode melhorar muito a colaboração entre todos.

4. Revise o seu texto
Antes de enviar qualquer mensagem, faça uma revisão para eliminar erros gramaticais e de digitação. Certifique-se de que suas frases estejam bem estruturadas a pontuação está correta para evitar mal-entendidos. Se você não tem certeza sobre as regras gramaticais, pesquise. Textos com erros passam imagem de descuido e falta de conhecimento.

5. Cuidado com os vícios de linguagem
O uso de gírias ou expressões como ‘né’, ‘tipo’, “meio que”, devem ser evitadas, pois enfraquecem a mensagem. Procure se observar para corrigi-los

6. Postura pouco confiante
Ficar com uma postura muito curvada passa a sensação de falta de confiança. 


Prof.ª Camila Soares - Docente e coordenadora de pós-graduação na Universidade Ibirapuera, em São Paulo. Mestra em Psicossomática, orienta estudos nas áreas de motivação, interdisciplinaridade e aprendizagem corporativa. Líder de ações ESG Renase.  Atua para o alcance de objetivos de empresas e pessoas de forma eficaz e alinhada aos momentos profissionais e pessoais.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário
0 / 500 caracteres


Insira os caracteres no campo abaixo:








Visitas: 504476
Usuários Online: 453
Copyright (c) 2025 - Conexão Vale - Conexão Vale - Sua Revista Eletrônica
Converse conosco pelo Whatsapp!