O governo Tarcísio de Freitas (Republicanos) definiu sete escolas no Vale do Paraíba que adotarão o modelo cívico-militar a partir do segundo semestre deste ano. As unidades estão em lista de 100 escolas definidas pelo governo estadual.
No Vale, foram selecionadas escolas em Caraguatatuba, São Sebastião, Cruzeiro, Piquete, Pindamonhangaba, Taubaté e Caçapava.
O modelo foi aprovado em escolas pela comunidade escolar, composta por pais, professores e alunos. Elas fazem parte do universo de 302 unidades cujos diretores manifestaram interesse em aderir.
Como a meta do governo paulista era transformar cem escolas em cívico-militares em 2025, a Secretaria de Educação utilizou critérios de desempate como o índice de vulnerabilidade e o resultado Idesp (índice de Desenvolvimento da Educação do Estado de São Paulo) para enxugar a lista.
As novas escolas cívico-militares seguirão o currículo paulista. A Secretaria de Educação ficará responsável pela contratação de policiais militares aposentados, que trabalharão desarmados. Os agentes vão dar aulas de política e ética, que funcionarão como atividade extracurricular, além de serem encarregados da entrada e saída de alunos e da segurança escolar.
Escolas do Vale selecionadas para o modelo cívico-militar:
Escola Antônio Alves Bernardino - Caraguatatuba
Escola Professora Maísa Theodoro da Silva - São Sebastião
Escola Professor Abrao Benjamim - Cruzeiro
Escola Professora Leonor Guimarães - Piquete
Escola Professor Rubens Zamith - Pindamonhangaba
Escola Newton Câmara Leal Barros - Taubaté
Escola Professora Luciana Damas Bezerra - Caçapava