Foi encontrada na tarde desta quinta-feira (24) a caixa-preta do avião que caiu entre Santa Branca e Paraibuna, no Vale do Paraíba, na noite de quarta-feira (23). Os cinco ocupantes da aeronave morreram.
Paulo Roberto Reis, capitão do Corpo de Bombeiros as região, disse que após retirar os corpos das vítimas da área de mata, a corporação apoiaram as equipes da FAB (Força Aérea Brasileira) para encontrar a caixa-preta.
O equipamento foi localizado pelos bombeiros no período da tarde, durante as buscas em conjunto com os militares.
A caixa-preta foi entregue para os militares do Seripa 4 (Quarto Serviço Regional de Investigação e Prevenção de Acidentes Aeronáuticos), órgão regional do Cenipa em São Paulo, que vão iniciar os trabalhos de investigação do acidente.
De acordo com o serviço, a caixa-preta será fundamental para definir o que houve nos minutos finais do voo. O equipamento gravou apenas a voz, por ser um avião antigo, como a conversa entre piloto e copiloto, mas não armazenou dados do voo, como velocidade, altitude e pressão atmosférica.
Por meio de nota, o Cenipa confirmou que o gravador de voz da cabine (Cockpit Voice Recorder - CVR), popularmente conhecido como caixa-preta, foi localizado e será encaminhado para análise no Laboratório de Leitura e Análise de Dados de Gravadores de Voo do Cenipa, em Brasília (DF).
O Cenipa informou que a principal função da caixa-preta não está ligada a encontrar culpados pelos acidentes, mas sim ajudar a identificar as causas e ajudar na prevenção.
Aeronave
O avião é um modelo EMB-121 (Xingu) da empresa de táxi aéreo Abaeté Aviação, fundada em 1995, com sede em Salvador, na Bahia. A aeronave realizava um transporte aeromédico e carregava insumos de saúde. As cinco pessoas que estavam a bordo e morreram eram funcionários da empresa (veja abaixo quem são as vítimas).