A primeira sirene de alerta de inundações do estado de São Paulo foi inaugurada neste sábado (26) pela Defesa Civil, em São Luiz do Paraitinga.
O lançamento do equipamento contou com uma simulação de emergência e faz parte de um pacote de R$ 330 milhões do governo estadual voltado à proteção de rios e ações sustentáveis, que também contemplará ao menos outras três cidades.
O sistema monitora em tempo real o nível do Rio Paraitinga e aciona automaticamente as sirenes em caso de cheia, alertando os moradores para deixarem áreas de risco.
A instalação do equipamento busca evitar tragédias como a de janeiro de 2010, quando uma forte enchente fez o Rio Paraitinga transbordar, deixando cerca de 9 mil pessoas desabrigadas.
Cerca de 300 prédios da cidade foram danificados. Entre os imóveis destruídos estavam a Igreja Matriz de São Luís de Tolosa, a Capela das Mercês e o prédio da biblioteca.
Naquela época, São Luiz do Paraitinga era a única cidade do estado a preservar, em bom estado, um grande conjunto de construções do século 19.