noticias283 Seja bem vindo ao nosso site Conexão Vale !

Agro

Produtores de azeite da Mantiqueira estão em plena colheita das azeitonas

Publicada em 17/02/24 às 09:58h

Redação


Compartilhe
Compartilhar a noticia Produtores de azeite da Mantiqueira estão em plena colheita das azeitonas   Compartilhar a noticia Produtores de azeite da Mantiqueira estão em plena colheita das azeitonas   Compartilhar a noticia Produtores de azeite da Mantiqueira estão em plena colheita das azeitonas

Link da Notícia:

Produtores de azeite da Mantiqueira estão em plena colheita das azeitonas
 (Foto: Divulgação - Olival Sabiá)
A produção de azeites da Serra da Mantiqueira ocorre em um momento de escassez do produto no mercado nacional e internacional. Na Europa, países exportadores como Espanha, Itália e Grécia também enfrentam queda na produção, contribuindo para uma alta de mais de 30% no preço dos produtos nos supermercados brasileiros, segundo Índice de Preços ao Consumidor Amplo (IPCA), calculado pelo IBGE.

A oliveira é originária da região do Mediterrâneo e encontrou na Serra da Mantiqueira condições climáticas de frio que favorecem a floração. Até o momento, o clima vem sendo favorável para a colheita das azeitonas, que já iniciou em janeiro e deve prosseguir até março de 2024.

Na Mantiqueira, cerca de 60% da produção de azeite está localizada em Minas Gerais, 30% a 35% em São Paulo e o restante no Rio de Janeiro. Apesar dos desafios, a qualidade e o frescor do azeite são altos, o que é favorecido pelo curto tempo entre a colheita e a chegada ao mercado, que leva apenas cerca de um mês, ante mais de um ano dos azeites importados.

Segundo Moacir Batista do Nascimento Filho, presidente da Assoolive – Associação dos Olivicultores do Contrafortes da Mantiqueira – que reúne ao todo 37 produtores de azeite - a previsão relativa aos seus associados é que a colheita deste ano será superior à de 2023, com a extração de aproximadamente 63 mil litros, de 14 extratoras (lagares).  Área plantada total dos produtores: 470 ha - Área em produção 270 ha.

A estimativa da Empresa de Pesquisa Agropecuária de Minas Gerais (Epamig) é que a produção de azeite de oliva de toda a região da Mantiqueira deve chegar a 120/ 150 mil litros em 2024.  O volume deve superar o registrado em 2023.




ATENÇÃO:Os comentários postados abaixo representam a opinião do leitor e não necessariamente do nosso site. Toda responsabilidade das mensagens é do autor da postagem.

Deixe seu comentário!

Nome
Email
Comentário


Insira os caracteres no campo abaixo:








Nosso Whatsapp

 (12) 93585-8452

Copyright (c) 2024 - Conexão Vale - Conexão Vale - Sua Revista Eletrônica
Converse conosco pelo Whatsapp!